Levantaram a questão: tenho uma Epiphone e ela não pára afinada.
Bom, pra quem não sabe, a Epiphone já foi uma marca muito forte, inclusive John Lennon usava uma semi-acústica, a Casino, que contava com dois P-90 (eram captadores single, sim!). Olha ele no show do terraço:
A Gibson, bastante incomodada, comprou a marca e deixou como uma “segunda linha”, que até hoje segue este princípio: ser parecida e mais barata.
Daí, muita gente compra uma Epiphone Les Paul e troca as tarrachas, ou tenta comprar uma versão com tarrachas melhores. Pode botar tarracha com trava, não vai adiantar.
É óbvio que todo o material, desde madeira (tem umas que nem madeira é, e sim compensado), ferragens, captadores, fios, tudo é inferior à Gibson, mas uma coisa que as Les Paul têm em comum é a ponte tune-o-matic: esta sim afeta a afinação.
Numa experiência, após o show de Oswaldo Montenegro, subi ao palco para conversar com seu guitarrista, Alexandre MeuRei. Olha o MeuRei e eu:
Falei: “você usa quais guitarras geralmente?”
Ele: “Só Gibson, uso Les Paul.”
Eu: “E como você faz pra segurar a afinação?” (olha o blefe!)
Ele: “Não esquento, boto um pedal de afinação e pronto, vai conferindo sempre.”
Nesse dia era mais violão, mas olha a pedaleirinha, tá lá o BOSS TU-2 inseparável:
“E esse T-rex valvulado, o que é?”
“É Rivérribe.”
“É o que???”
Era reverb.
Abraços, esta matéria continua...
Rodrigo,
Economusic.
Você sabia?
Que a música “Hey Jude” foi composta por Paul McCartney para o filho do John Lennon? John se separava de Cyn para ficar com Yoko, e Julian recebeu esse apoio do “tio” Paul.
John pensava que era pra ele (you have found her, now go and get her), já disseram que era sobre heroína (remember to let her under your skin), mas Paul compôs no carro, indo visitar mãe e filho desamparados.
Escuta aí:
Então aproveita e escuta “Hey Jude”, The Beatles. Do single de 1968, a música tem 7 minutos, o que era inviável pra época, quando música tinha que ter em torno de 2 e meio por conta das programações das rádios... Foi o single mais vendido dos Beatles.

Nenhum comentário:
Postar um comentário