Para comprar instrumento, o Brasil é o pior lugar do mundo.
Há incentivo às empresas nacionais, então o imposto para importação desses produtos é especialmente gordo. Mas em casos como este é exigido que as empresas nacionais atendam à qualidade internacional.
A Tagima, a Golden, e outras que você ouviu falar (a tradicional Tonante já fez "guitarras" também!), geralmente priorizam o baixo preço, o que joga lá embaixo a sua perpectiva de comprar ou sequer conhecer um bom instrumento. Mesmo em lojas renomadas da famosa Teodoro Sampaio em São Paulo, é difícil encontrar variedade.
Na Made in Brazil, tive acesso a duas Fender Stratocaster Americanas, uma Standard e uma Deluxe. E só.
Perguntei se tinham previsão de chegada de mais stratos americanas, mas me disseram que só quando se vende uma é que se chega outra. Nesta altura, escolher cor, seria um luxo tremendo.
Assim, pude comparar estas duas apenas, em breve posto sobre isso.
Apesar da alta do dólar, que anda se firmando nos 1,85 reais desde a crise da Grécia, ainda vale mais a pena comprar instrumentos fora daqui, ou dar uma busca nos usados do Mercado Livre...
Comprar usada tem muita vantagem, você pode encontrar uma relicada (envelhecida) naturalmente, além de que com a ação do tempo a madeira fica cada vez mais rígida e sonora. Apenas tome cuidados, como testar, verificar sobre a qualidade do braço e tensor (falaremos disso também...), verificar as modificações do antigo dono...
E fica a dica de que a Teodoro não é todo esse Céu na Terra que se ouve.
Em breve, novidades por aqui.
Continue na linha,
Economusic.
Meus parabéns, gão!!!!
ResponderExcluirMuito úteis as informações.... Desejo sucesso a você e ao blog.....
Saudades, kra.... de quando a gente levava um som!!!
Um grande abraço do seu xará....
Rodrigo "Thadeu"